O Brasil no Século 19

 

No início do século 19 a população brasileira tinha cerca de três milhões de habitantes. Salvador, a cidade mais populosa, tinha cerca de 60 mil habitantes. O Rio de Janeiro, a capital, tinha cerca de 50 mil habitantes. Ouro Preto, que alcançara 30 mil em meados do século, com a decadência do ouro possuía apenas cerca 20 mil habitantes, seguida de Cuiabá, Belém e São Luíz, com cerca de 10 mil moradores.

Com a decadência das Minas Gerais, a Bahia entra no século 19 como a Capitania mais rica do Brasil. Salvador era o maior porto do Hemisfério Sul e a segunda maior cidade do Império Lusitano, atrás apenas de Lisboa.

Em 1807 Napoleão atacou Portugal. Lisboa é dominada pelo general Junot.  Em 1808, Napoleão dominou a Espanha e entregou a coroa para o seu irmão José Bonaparte. A Inglaterra, aliada de Portugal, liderou a defesa do reino. A Guerra Napoleônica na Península Ibérica durou até 1813.

1808 - O Príncipe Regente chega em Salvador e assume diretamente o governo do Estado do Brasil. O último vice-rei foi o Oitavo Conde dos Arcos. A Corte Portuguesa no Brasil►

1815 - Brasil-Reino►

1816 - Dom João VI inicia os preparativos para a invasão da Banda Oriental do Uruguay, anexada ao Brasil, em 1821, como Província Cisplatina.

1822 - O Príncipe Regente Dom Pedro rompe com Portugal: Independência ou Morte. Por muito tempo, muitos livros de História infantilizaram os eventos que levaram o Brasil à conquista de sua Independência, tornando-os falsamente bobos e românticos. Isso aconteceu, em grande parte, porque o próprio Dom Pedro I e depois Dom Pedro II assim desejavam. A Independência do Brasil foi, na verdade, um processo complexo e heróico. Contou com a importante participação do Príncipe Regente, mas a conquista foi mesmo do povo brasileiro, cansado com as discriminações dos portugueses.

No Brasil, não houve uma Declaração de Independência, como aconteceu nos Estados Unidos, em 4 de Julho de 1776. Aqui, Dom Pedro bradou Independência ou Morte, que é logicamente uma sentença com duas opções. Dom Pedro sabia que seu discurso significaria Guerra. As lutas, na verdade, já estavam ocorrendo na Bahia, desde 1821.

Os portugueses nunca foram bobos, mandaram chamar seu Rei de volta e as correspondências com o Brasil, na época, demonstravam um enrijecimento das relações. Seria ingênuo imaginar que Portugal entregaria o Brasil, sem luta. Obviamente, os portugueses marchariam para o Rio de Janeiro, caso dominassem a Bahia, mas eles foram derrotados em Dois de Julho de 1823, após várias batalhas que tiveram imenso engajamento popular.

Mais: a Guerra da Independência do Brasil►

(1822-1889) Império do Brasil►

1840 - Decretada a maioridade de Dom Pedro II►

1864 - Guerra do Paraguay►

A invenção do processo de vulcanização da borracha provoca um aumento na exploração da borracha amazônica. A cidade de Manaus passa por um período de grande prosperidade, que duraria até a Segunda Guerra Mundial.

1888 - Abolição da Escravatura no Brasil.

1889 - Desgostoso com os movimentos pela República, Dom Pedro II deixa o Brasil e segue para Portugal. Abre-se o espaço para a instalação pacífica da República►

1890 - A população brasileira cresce e atinge 14,3 milhões de habitantes.

1896 - Guerra de Canudos►

O Brasil no Século 20►

 

Salvador, a maior cidade do Brasil no início do século 19, recebeu o Príncipe Regente Dom João vindo de Lisboa em 1808, transformando-se na primeira sede da Coroa Portuguesa fora de Portugal. Dom João ficou na antiga capital do Brasil por 35 dias, onde autorizou a abertura dos portos às nações amigas. Não por acaso, a decisão foi comunicada num dos maiores portos da América, no início do século 19.

 

Índios bororenos preparados para o ataque. Em parte do Sul do País, eram chamados de bugres. Costumavam atacar e incendiar propriedades rurais à noite (Aquarela Chef des bororenos, J.B Debret, 1822).

 

Mapas Historicos Brasil

 

Dois de Julho

 

O desfile de Dois de Julho é o maior evento cívico da Bahia, sempre enfatizando a decisiva participação dos caboclos nas lutas pela Independência.

 

História

 

◄ Século 18

 

Historia Brasil

 

Canudos

 

Indios Brasil

 

Brasil Seculo 19

 

Bandeiras

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações e Dados Históricos do Brasil no Século XIX

 

Salvador em 1844, por Hildebrandt

 

Historia do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

M. Pereira