Mapas Históricos do Brasil

 

Os primeiros mapas conhecidos em que territórios do Brasil aparecem foram publicados a partir de 1502, considerando a expedição de Gonçalo Coelho, em que Américo Vespúcio participou. Os textos de Vespúcio descreviam as terras que ele denominou de Novo Mundo e foram um sucesso na Europa.

Talvez Vespúcio tenha sido o primeiro a afirmar que as novas terras, descobertas por Colombo e Cabral, não eram mesmo as Índias. O cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, entusiasmado com a riqueza das cartas de Vespúcio, batizou a atual América do Sul com seu nome.

Uma análise das cartas de Vespúcio indica que parte de seus textos era possivelmente fraude. Entretanto, o navegador florentino era um homem culto e contribuiu com informações importantes para o entendimento, na época, do Novo Mundo.

Grande parte dos primeiros mapas conhecidos da América Lusitana são, na verdade, produtos secundários. Os mapas detalhados, usados pelos portugueses, eram constantemente atualizados nas cartas padrões d'El-Rei, guardadas nos Armazéns da Casa da Mina e Índia, mas não chegaram até nós.

Mais: História da Cartografia►

 

 

◄História do Brasil

 

Mapas Historicos

 

Seculo 16

 

O mais antigo mapa conhecido do Brasil. Fragmento do Planisfério Português de autor anônimo, confeccionado clandestinamente por solicitação de Cantino, um comerciante de cavalos e espião que contrabandeou segredos de estado portugueses, para a Itália. O mapa mostra o que os portugueses conheciam do Brasil, em 1502.

 

Mapas Históricos da Bahia►

 

Mapa Século 17
Vila Pereira

 

Mapa Antigo

 

Brasil 1640

 

 

Mapas

 

Cartografia

 

 

Mapas Brasil

 

Brasil 1562

 

Brasil mapa antigo

 

America Waldseemuller

 

America Sul Blaeu

 

Historia Brasil

 

Baia Todos Santos

 

Mapa Brasil Cantino

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações e Documentos Históricos do Brasil.

 

 

Brasil seculo 16

 

Historia do Brasil

 

Mapas Históricos do Brasil

 

 

Mapas Históricos