Mapas Históricos do Brasil

 

Os primeiros mapas conhecidos em que territórios do Brasil aparecem foram publicados a partir de 1502, considerando a expedição de Gonçalo Coelho, em que Américo Vespúcio participou. Os textos de Vespúcio descreviam as terras que ele denominou de Novo Mundo e foram um sucesso na Europa.

Talvez Vespúcio tenha sido o primeiro a afirmar que as novas terras, descobertas por Colombo e Cabral, não eram mesmo as Índias. O cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, entusiasmado com a riqueza das cartas de Vespúcio, batizou a atual América do Sul com seu nome.

Uma análise das cartas de Vespúcio indica que parte de seus textos era possivelmente fraude. Entretanto, o navegador florentino era um homem culto e contribuiu com informações importantes para o entendimento, na época, do Novo Mundo.

Grande parte dos primeiros mapas conhecidos da América Lusitana são, na verdade, produtos secundários. Os mapas detalhados, usados pelos portugueses, eram constantemente atualizados nas cartas padrões d'El-Rei, guardadas nos Armazéns da Casa da Mina e Índia, mas não chegaram até nós.

Mais: História da Cartografia►

 

 

◄História do Brasil

 

Mapas Historicos

 

Seculo 16

 

O mais antigo mapa conhecido do Brasil. Fragmento do Planisfério Português de autor anônimo, confeccionado clandestinamente por solicitação de Cantino, um comerciante de cavalos e espião que contrabandeou segredos de estado portugueses, para a Itália. O mapa mostra o que os portugueses conheciam do Brasil, em 1502.

 

Mapas Históricos da Bahia►

 

Vila Pereira

 

Mapa Antigo

 

Brasil 1640

 

 

Mapas

 

Cartografia

 

 

Mapas Brasil

 

Brasil 1562

 

Brasil mapa antigo

 

America Waldseemuller

 

America Sul Blaeu

 

Historia Brasil

 

Baia Todos Santos

 

Mapa Brasil Cantino

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações e Documentos Históricos do Brasil.

 

 

Brasil seculo 16

 

Historia do Brasil

 

Mapas Históricos do Brasil

 

 

Mapas Históricos