Brasil no Planisfério de Cantino - 1502

A imagem abaixo é um fragmento do Planisfério de Cantino, de 1502, com base em uma litografia de Henry Harrisse (1829-1910), publicado em 1883, em Paris. O original pode ser acessado online na biblioteca Gallica.

Este é o mapa mais antigo conhecido do Brasil. Note a ênfase dada a região de Porto Seguro (veja o texto abaixo).

Segundo Teixeira da Mota, em sua obra Reflexos do Tratado de Tordesilhas na Cartografia Náutica do Século XVI, (Coimbra, 1973) o golfo fremosso indicado no mapa, junto à Linha de Tordesilhas seria um acidente geográfico na costa das Guianas. Veja uma ampliação do Norte da América do Sul e Entenda o Problema das Longitudes

 

◄ História do Brasil

 

Copyright © Guia Geográfico - Mapas Históricos.

Brasil Colônia

 

Note o Río de brasil indicado junto a Porto Seguro.

A legenda que se vê ao lado de Porto Seguro é a seguinte (grafia atual):

A Vera Cruz () chamada pelo nome a qual achou Pedro Álvares Cabral fidalgo da Casa do Rei de Portugal e ele a descobriu indo por capitão mor de quatorze naus que o dito Rei mandava a Calicut e no caminho indo topou com esta terra a qual terra se crê ser terra firme em a qual há muita gente de descrição andam nus os homens e mulheres como suas mães os pariram são mais brancos que bacos e têm cabelos muito corredios foi descoberta esta dita terra em a era de quinhentos.

Nota: a esquadra de Cabral tinha 13 embarcações.

 

Mapas Historicos Brasil

 

Brasil Cantino

 

Historia do Brasil