Mapa do Brasil em 1656 por Nicolas Sanson

Este mapa do Brasil (Le Bresil) está datado de 1656 (download, 11,6 MB). Foi elaborado, em Paris, por Nicolas Sanson d'Abberville (1600-1667), geógrafo do Rei da França. O texto está em francês, com a seguinte descrição: o Brasil, sendo a costa leste propriedade dos portugueses e dividida em 14 capitanias. O meio do País é habitado por um grande número de povos, quase todos desconhecidos. Nós demarcamos os territórios das capitanias próximos da costa, embora seus limites sejam incertos. Foi publicado na obra Cartes générales de toutes les parties du monde...

Este mapa tem alguma semelhança com o mapa anterior (ca. 1640) do cartógrafo holandês Joan Blaeu, que também representou as capitanias com a mesma abordagem, mas este de Sanson possui algumas atualizações e é mais completo. O original faz parte do acervo da Biblioteca do Congresso dos EUA. O mapa aqui apresentado sofreu pequenas edições para reduzir manchas do tempo.

Nesse mapa, as terras ao sul da Capitania de São Vicente são consideradas como parte do Paraguay (Espanha). Entretanto, os portugueses consideravam, na época, que o Brasil terminava no Rio da Prata. Nessa época, a determinação de longitudes ainda era muito imprecisa. Note que se o Meridiano de Tordesilhas fosse traçado a partir de Belém, nesse mapa, ele passaria bastante afastado do litoral de Santa Catarina. Em outro mapa da América do Sul, de 1650, também de d'Abberville, tal Meridiano passaria na altura da foz do Chuí.

Veja as disputas entre Portugal e Espanha pela Região do Rio da Prata e Sul do Brasil

 

◄ Mapas Históricos do Brasil

 

Copyright © Guia Geográfico - Mapa Histórico do Brasil.

 

Brasil 1640

 

Mapas Historicos Brasil

 

Mapa Brasil seculo 17

 

 

 

 

Historia do Brasil

 

 

Mapa do Brasil em 1656 por Nicolas Sanson