Mapa do Brasil em 1893
Este o mapa foi preparado pela Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, indicando a posição do zona demarcada para o futuro Distrito Federal, como prevista no Artigo 3º da Constituição de 1891: "Fica pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabelecer-se a futura Capital Federal".
Copyright © Guia Geográfico - História do Brasil. |
A Comissão foi instituída, em 1892, pelo Presidente Floriano Peixoto, após uma rebelião de generais no Rio de Janeiro. Foi chefiada pelo engenheiro e astrônomo belga Louis Ferdinand Cruls (1848-1908), que foi deputado e diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro. Era composta por 21 cientistas, incluindo médicos, engenheiros, botânicos e geólogos. Incluiu, por exemplo, o engenheiro baiano Theodoro Sampaio, que criticou a região escolhida, alegando o alto custo do empreendimento, a necessidade da construção de estradas de acesso, problemas climáticos e o isolamento geográfico. A Comissão percorreu 5.132 km em nove meses, com pesada bagagem.
Os mudancistas buscavam melhor integração nacional, melhor defesa da Capital e distância das influências do antigo regime imperial. A nova capital somente foi inaugurada em 1960: Brasília.
Disponível aqui, para download, o Relatório da Comissão (73 MB), publicado em 1894.
A mapa abaixo foi publicado no Relatório Parcial de 1893 (21 MB).