Manoel da Nóbrega

 

Manuel Nobrega

 

Manoel da Nóbrega nasceu em Portugal, em 18 de outubro de 1517. Estudou na Universidade de Salamanca, Espanha, entre 1534 e 1538, e bacharelou-se em direito canônico em 1539, em Coimbra. Em 1544, entrou para a Companhia de Jesus.

Em 29 de março de 1549, chegou com Thomé de Sousa, para fundação da Cidade do Salvador, junto com outros cinco jesuítas e fundou a missão da Companhia de Jesus no Brasil.

Construiu a primeira igreja dos jesuítas no Brasil, a Igreja da Ajuda, que também foi a primeira catedral.

Fundou os colégios de Salvador, de Pernambuco, de São Paulo e do Rio de Janeiro. Deixou muitos documentos escritos sobre as condições dos povos no Brasil, principalmente sobre os índios, sendo fonte importante para o estudo da História do Brasil.

Diferente do que afirmam muitos autores, Nóbrega não fundou a Cidade de São Paulo. Ele não tinha intenção de fundar nem mesmo um povoado. Em 25 de janeiro de 1554, os jesuítas fundaram o Colégio de São Paulo de Piratininga para catequizar os índios que já estavam no local. Nos anos seguintes, um povoado, que incluiu colonos portugueses, foi se formando em torno do Colégio.

Nóbrega trabalhou ativamente para expulsar os franceses do Rio de Janeiro, onde faleceu, em 1570, aos 53 anos.

 

(1517 - 1570)

 

Pateo do Collegio

 

Thome Sousa

 

História do Brasil

Jesuítas

 

Antonio Vieira

 

Copyright © Guia Geográfico - Religião, Biografia e História, Biografia do Padre jesuíta Manuel da Nóbrega.

 

Selo comemorativo dos 400 anos da fundação da Cidade do Salvador, que teve participação importante do padre Manoel da Nóbrega.

 

Historia do Brasil

 

 

Manoel da Nóbrega