O Descobrimento do Brasil

Para os índios de Pindorama, como eles chamavam o Brasil, essas terras foram descobertas há milhares de anos, como demonstram as pesquisas arqueológicas.

Antes de 22 de abril de 1500, o Brasil era um vasto território desconhecido pelos europeus. Os autores que defendem que outros europeus chegaram antes de Cabral, desconsideram, por exemplo, os grandes erros na determinação das longitudes, pelos espanhóis, deturpando os mapas. Entenda os Falsos Descobrimentos do Brasil

Tudo indica que as referências à ilhas no Oceano Atlântico, chamadas de Brasil, antes do século 15, eram os Açores. O nome, nesse caso, teria provavelmente relação com a brasa vulcânica das ilhas. No início do século 16, uma das ilhas dos Açores foi mesmo registrada com o nome Brasill. Entenda os Nomes do Brasil

A ideia de que Cabral sabia ou suspeitava da existência do Brasil é uma bobagem. Os europeus acreditavam que existiam ilhas por essa área, mas pensavam que eram aquelas da costa da Ásia, indicadas em mapas da época. Por exemplo, o Planisfério de Jerônimo Marini, de 1511, confunde o Brasil com a Austrália.

A expedição de Cabral, com 13 embarcações, era claramente comercial e buscava o lucro para seus financiadores. As expedições explorados não contavam com mais de três embarcações.

Cabral chegou ao Brasil por acaso, devido a uma manobra planejada (intencionalmente distante da costa da África), pelo mau tempo e pela corrente do Golfo da Guiné. Qualquer coisa deixada flutuar no Golfo da Guiné, tem altas chances de dar na costa do Nordeste. Os ventos do Atlântico Sul também ajudam.

A expedição de Pedro Álvares Cabral deixou o Tejo, em 9 de março de 1500, com 10 naus e três caravelas.

Em 21 de abril, avistaram sinais de terra.

Em 22 de abril, a frota de Pedro Álvares Gouveia (Cabral) avistou um monte. Cabral batizou-o de Monte Pascoal e a terra de Terra de Vera Cruz. Conheça os Nomes do Brasil►

A expedição de Cabral, com dez naus, três caravelas e cerca de 1.500 homens, chegou ao litoral da Bahia, No dia seguinte, a expedição aportou no litoral do sul da Bahia, em algum ponto dos atuais municípios de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália.

Em 26 de abril, o frei Henrique Soares de Coimbra celebrou a Primeira Missa no território descoberto, que foi chamado de "Terra de Vera Cruz".

Um relato sobre a terra encontrada é enviada ao Rei de Portugal, a Carta de Pero Vaz de Caminha.

Mais: os Falsos Descobrimentos do Brasil►

O Brasil no Século 16►

 

Acima, desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, em 1500, por Oscar Pereira da Silva (1867-1939). Original no Museu Paulista.

Embaixo, vista aérea da Coroa Vermelha, Porto Seguro, e suas formações de corais.

 

Grandes Navegações

 

O ano de 1500 foi o último do século 15. Entenda o calendário

 

Mapas Historicos Brasil

 

Carta Caminha

 

A frota de Cabral ao sair do Tejo, em direção às Índias, ilustração do artista português Roque Gameiro (1864-1935).

 

Porto Seguro
Frota Cabral

 

Coroa Vermelha

 

◄ História do Brasil

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações e Dados Históricos do Brasil

 

Porto Seguro

 

 

 

Historia do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação